ITI promove oficinas de lógica e programação para professores da rede pública
O treinamento faz parte de um movimento global que tem a missão de aproximar professores e alunos por meio da linguagem da tecnologia
O ITI – Instituto Tecnológico Inovação em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, convida os professores da rede pública para a Hora do Código. A oficina trata-se de uma capacitação gratuita onde os professores aprendem lógica e fundamentos de programação, com atividades direcionadas ao aprendizado de forma prática e lúdica para que eles possam compartilhar com seus alunos os conceitos básicos da linguagem. Os professores serão preparados e convocados a multiplicar o conhecimento sobre programação para 9.000 alunos. Após a oficina que terá duração de duas horas cada, o educador ganha a confiança de que pode ensinar computação mesmo sem ter uma graduação em ciência da computação e na sequência realizará a aplicação do conhecimento junto aos alunos.
Criado pela organização Code.org, o projeto é um movimento global que busca mostrar como é possível aprender um pouco de programação em curto espaço de tempo. “O objetivo da Hora do Código não é ensinar as pessoas a serem experts em ciência da computação em uma hora. Porém, o tempo é suficiente para aprender que a ciência da computação é divertida, criativa, acessível para todas as idades e para todos os alunos, independentemente do conhecimento que eles tenham”, afirma Sonia Alakaki, gestora do programa de inclusão social do ITI. As oficinas serão realizadas no primeiro e segundo semestre de 2020 e poderão participar professores do ensino fundamental e médio.
A equipe do ITI está visitando as escolas públicas interessadas da cidade de São Paulo, convidando os professores para participarem desse desafio. Os treinamentos vão ocorrer nos meses de Maio e Outubro e preveem a capacitação de 300 professores, que após as oficinas estarão aptos a inserir a linguagem da programação no aprendizado de seus alunos nos meses subsequentes. O projeto está em consonância com o documento “Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem”, orientador da rede para o ensino fundamental.
Para saber mais informações e receber projeto em sua escola, entre em contato com o ITI através do telefone 11 3251-1399 ou e-mail: contato1@itinovacao.org.br.