Parceria entre The Trust for the Americas e ITI consolida projetos de inclusão digital no Brasil
Com o apoio da entidade o ITI implantou o Centro POETA – Programa de Oportunidades Econômicas através da Tecnologia nas Américas, disponibilizando cursos que priorizam a formação em TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) e empreendedorismo.
O ITI – Instituto Tecnológico Inovação foi criado em 2005, inicialmente com a denominação Instituto Impacta, a partir da empresa União Educacional Impacta, com a missão de pesquisar e desenvolver soluções inovadoras, abrangentes, competitivas e de impacto a sociedade, levando à inclusão social e digital por meio de formação e capacitação de pessoas, com ou sem deficiência, na área de tecnologia, visando torná-las cidadãos com efetiva participação na vida social. Em 2018 a parceria com a The Trust for the Americas veio para consolidar suas ações e manter seus programas alinhados a tendências internacionais na área de capacitação e inclusão digital de jovens com e sem deficiência em situação de vulnerabilidade social.
Marcelo Pascios, diretor-presidente do ITI, comenta a importância da parceria para o cumprimento da missão do instituto. “A parceria com a The Trust For The Americas, a qual resultou na implantação do Centro POETA ITI Mooca, permitiu ao ITI maximizar os resultados da entidade e veio corroborar com nossa missão de promover a inclusão social e digital por meio de formação e capacitação de pessoas, com e sem deficiência, na área de tecnologia. Essa cooperação por meio das ferramentas e conhecimentos adquiridos com a parceria, nos permitem ter acesso as melhores práticas internacionais de inclusão social”, afirma.
Tendo como público-alvo jovens, mulheres, idosos com ou sem deficiência, o projeto atendeu em 2018, 1412 usuários, sendo 265 de adolescentes e jovens. Em 2019 foram atendidos 479 jovens e adolescentes em um total de 2.826 usuários. Entre seus principais parceiros da iniciativa privada estão empresas de grande porte como Microsoft, Yakult, Danone e Cisco. Na esfera municipal conta com o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo que cedeu o espaço para implementação do Centro POETA.
Projetos fomentam a linguagem da tecnologia para professores e estudantes de escola pública
Atualmente o ITI está trabalhando paralelamente em dois projetos, ambos com a missão de fomentar o acesso à linguagem básica da tecnologia promovendo a inclusão social e digital.
O primeiro é o Bora Inovar que prevê a capacitação em conceitos de robótica e pensamento computacional por meio da abordagem STEM, de jovens entre 14 e 19 anos do ensino fundamental e médio das escolas públicas da zona leste de São Paulo. O projeto é executado dentro do Parque Esportivo do bairro da Mooca, no espaço disponibilizado pela Biblioteca Municipal Affonso Taunay.
No espaço, por meio da realização de oficinas temáticas, os usuários praticam a metodologia maker (fazer com as próprias mãos), estimulando um aprendizado divertido e significativo. Estas atividades complementam as atividades escolares relacionadas à tecnologia facilitando o acesso de adolescentes com e sem deficiência ao conhecimento especializado e inovação.
Já o projeto Hora do Código tem o objetivo de contribuir para o acesso de alunos da escola pública ao pensamento computacional impactando no desenvolvimento de competências profissionais para o século XXI. Ele se concretiza por meio da capacitação de professores em ciência da computação para a realização de atividades de programação com alunos e a complementação de atividades escolares relacionadas à tecnologia. As atividades pretendem facilitar o acesso de estudantes a experiências acessíveis e divertidas desmistificando a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência.
A iniciativa tem apoio do grupo de voluntários Embaixadores da Mudança, na mobilização e localização das escolas. A capacitação será realizada para 300 professores de escolas públicas das diversas regiões da cidade de São Paulo indicadas pelo grupo de voluntários Embaixadores da Mudança. Após a capacitação os professores deverão replicá-la para 9000 alunos da rede pública de ensino e realizarão oficinas com os alunos para a realização de atividades indicadas por tutoriais.