Sesc São Caetano integra surdos e ouvintes em projeto “Modos de Acessar”
Atividade gratuita ensina participantes técnicas para velejar
Em dezembro, é realizada a Semana Modos de Acessar, ação em rede do Sesc São Paulo que promove diversas atividades artísticas, esportivas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência.
O Sesc São Caetano participa da ação dia 14 de dezembro com a atividade “No Silencio das Velas” que em parceria com a Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação) e Instituto Sailling Sense, propõem uma vivência inédita para surdos e ouvintes, ao despertar a sensibilidade do ouvinte para a realidade dos surdos e assim promover essa integração. O passeio sairá ás 8h do Sesc São Caetano com destino a represa de Guarapiranga (zona sul de São Paulo), prevê conhecimentos teóricos sobre o velejar, onde os participantes aprenderão os principais comandos para conduzir a embarcação, toda a explicação será realizada em Libras. Após, o grupo será dividido e a bordo dos veleiros, acompanhados por uma equipe treinada, poderão experimentar conduzir a embarcação pelas águas tranquilas da represa Guarapiranga, porém para que a experiência das pessoas ouvintes seja completa, realizarão o percurso com o uso de tampões e minimizadores de ruídos.
Pluralidades e potências
As pessoas com deficiência são diversas. Podem nascer com alguma condição ou adquirir ao longo da vida. Elas são cidadãs e, como qualquer pessoa, precisam de cidades e espaços acessíveis, bem como serviços e ações que as contemplem sem preconceito ou discriminação.
As barreiras que as pessoas com deficiência enfrentam – sejam sociais, atitudinais, culturais, comunicacionais ou físicas – nos revelam o que precisamos mudar para construirmos cidades, experiências e relações em que qualquer pessoa possa se sentir pertencente, podendo ir e vir, usufruir e ser feliz. Nesta perspectiva, a acessibilidade é fundamental, pois permite ressignificar as relações com o mundo ao redor no intuito de permitir às pessoas exercerem o papel social que desejarem.
As cidades quando visam potencializar a dignidade e mobilidade de qualquer ser humano, respeitam a pluralidade humana e assim reduzem barreiras para todos e permitem diversos modos de acessar.
SERVIÇO:
Sesc São Caetano
Rua Piauí -554 Santa Paula – São Caetano do Sul
Dia: 14 de Dezembro
Horário: 8h
Recomendação etária: Livre
Ingressos: grátis
Telefone para informações: (11) 4223-8800
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br/saocaetano
Horário de atendimento/bilheteria do Sesc São Caetano – De segunda a sexta, 9h às 21h30, sábados e feriados, das 9h às 17h30 .