ONU Mulheres apresenta em SP ferramenta para medir igualdade de remuneração nas empresas

Fonte: ONU Brasil

A ONU Mulheres apresentou durante o Fórum WEPs 2019 – Princípios de Empoderamento das Mulheres, realizado esta semana em São Paulo (SP), a versão em português de uma ferramenta de análise que permite às empresas medir a igualdade de gênero em seus negócios.

A Ferramenta de Análise de Lacunas dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) pode ser utilizada uma vez por ano, é gratuita e confidencial. No mundo, mais 1.835 companhias já utilizaram a ferramenta em 115 países.

No Brasil, o instrumento está disponível em Português para download pelo link https://weps-gapanalysis.org/.

“Igualdade de gênero é sinônimo de bons negócios e, por isso, estamos aqui reunidos e reunidas para reafirmar nosso compromisso de incorporar, junto às empresas, as melhores práticas de equidade de gênero e empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho”, afirmou Maria-Noel Vaeza, diretora regional da ONU Mulheres para América e Caribe, durante o primeiro dia do Fórum.

A diretora ressaltou também que a busca por equidade de gênero pode e deve ser feita de maneira correta e acelerada.

No Fórum WEPS, que aconteceu em 8 e 9 de outubro, foi estimulado o investimento das empresas em autoconhecimento para a elaboração de planos de ação, a exemplo do que fizeram 181 companhias na primeira fase do Prêmio WEPs.

Muitas empresas precisam melhorar o problema das diferenças salariais entre homens e mulheres que exercem as mesmas funções. No Fórum WEPs, foi lançada a ferramenta Diagnóstico de Igualdade de Remuneração (DIR), para ajudar as empresas a tratarem do tema.

Outro destaque do dia foi a apresentação do estudo da “Heads”, sobre a representatividade de gênero e de raça na publicidade brasileira. Foram analisados mais de 20 mil comerciais de TV e 5 mil posts no Facebook.

Cerca de 70% dos homens e mulheres retratadas em campanhas publicitárias são brancos e brancas. A respeito do protagonismo em produções de TV, houve uma piora em relação à pesquisa anterior, com uma queda de 32% do número de mulheres negras e de 23% dos negros protagonistas desde fevereiro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

O estudo também revelou que as mulheres são duas vezes mais estereotipadas que os homens, normalmente relacionadas a padrões de beleza dominantes, em contexto sem diversidade racial e como responsáveis pelos cuidados da família e do lar.

A série de eventos promovidos por ONU Mulheres, Rede Brasil do Pacto Global, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e União Europeia foi encerrada na quinta-feira (10). Na sequência teve início seminário internacional para promover o financiamento inovador por meio do investimento inteligente em gênero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support