Dia Nacional do Voluntário: Conheça 5 ONGs para ajudar os refugiados no Brasil

No Brasil, o dia 28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntário. Segundo a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 7,4 milhões de pessoas já realizaram trabalho voluntário, o equivalente a 4,4% da população de 14 anos ou mais de idade.

Voluntário é uma pessoa que doa seu tempo e/ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem receber nada em troca. Entre as possíveis causas para abraçar, a ajuda aos refugiados se destaca nos últimos anos – apenas em 2017, o Brasil recebeu cerca de 34 mil pedidos de refúgio de imigrantes (Conare).

Confira abaixo 5 ONGs para contribuir com a causa dos refugiados:

Abraço Cultural

Com operações no Rio de Janeiro e São Paulo, o Abraço Cultural emprega refugiados e migrantes para dar aula de idiomas e compartilhar sua cultura, promovendo uma rica troca de experiências, com a intenção de contribuir para a inserção dessas pessoas em nossa sociedade. Os voluntários podem ajudar no atendimento direto aos alunos e professores, participar na organização dos eventos culturais e oferecer serviços de design, marketing e comunicação. Atualmente, há vagas para Designer Gráfico(a), Programador(a) e Fotógrafo(a).

Site: http://www.abracocultural.com.br/

Endereços: R. dos Pinheiros, 706, Casa 6 – Pinheiros, São Paulo/ R. Conde de Bonfim, 488, 3º andar – Tijuca, Rio de Janeiro.

Missão Paz

Renovando-se constantemente, e atendendo a pessoas de mais de 70 nacionalidades desde 1939, a Missão Paz oferece apoio completo aos imigrantes e refugiados, desde serviços de documentação, informação jurídica, mediação de trabalho, serviços de saúde física e mental, assistência social e acolhimento. Atualmente, cerca de 50 pessoas atuam em diversas funções, de acordo com sua disponibilidade. Todos passam por um treinamento com o responsável pela área em que irá atuar, para poderem exercer suas funções de maneira adequada, respeitando o código de conduta e os princípios da instituição.

Site: http://www.missaonspaz.org

Endereço: Rua Glicério, 225 – Liberdade, São Paulo

Compassiva

Compassiva é uma organização social que atende crianças, adolescentes, mulheres e refugiados em situação de vulnerabilidade na cidade de São Paulo. O nome Compassiva foi gerado através da vontade dos voluntários de serem agentes da compaixão. Atuante desde 1998 e situada no centro da capital paulistana, a Compassiva busca aprofundar o relacionamento entre voluntários e atendidos, criando a oportunidade de transformar as vidas de todos os envolvidos.

Site: http://compassiva.org.br/

Endereço: Rua da Glória, 900 – Liberdade, São Paulo

Caritas

Criada em 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Cáritas Brasileira  é uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional que estão espalhadas ao redor de todo o mundo. Em território nacional, atua em 450 municípios. Com a ampliação do fluxo migratório no Brasil, muitas Cáritas têm recebido migrantes e refugiados em busca de ajuda. Diante desse contexto, a rede está aumentando sua atuação no favorecimento da acolhida e da integração de todos que chegam ao nosso país na condição de imigrantes ou de refugiados. A Rede Cáritas possui como principal objetivo formar uma sólida rede de apoio para os atendidos.

Site: http://caritas.org.br/

Endereço: há disponibilidade de atendimento em seis capitais brasileiras, os endereços podem ser encontrados em http://caritas.org.br/programas-caritas/refugiados

PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados

O PARR foi criado em Outubro de 2011 pela EMDOC – consultoria especializada em imigração, transferências para o exterior e relocation – com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e o Centro de Referência para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Com o intuito de integrar refugiados e solicitantes de refúgio na sociedade brasileira, o programa tem como premissa central assegurar que os atendidos atinjam a autossuficiência por meio de seu próprio trabalho. Para isso, o PARR busca sensibilizar a sociedade, com foco no empresariado nacional, reforçando a capacidade que refugiados e solicitantes de refúgio têm de contribuir com a economia brasileira.

Site: https://www.refugiadosnobrasil.org/

Endereço: Rua José Bonifácio, 107 1º andar – Sé, São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support