Encontro em Brasília estimula profissionalização e troca de conhecimentos em políticas públicas

Fonte: ONU Brasil

Brasília foi sede do 18º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas (ENECAP) entre 5 e 8 de setembro.

O 18º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas (ENECAP) reuniu na Universidade de Brasília (UnB) na semana passada (de 5 a 8) centenas de estudantes, pesquisadores e profissionais de políticas públicas do Brasil e de alguns países da América Latina.

Foi a primeira vez que a capital federal sediou o ENECAP, maior evento da área e que engloba os cursos de Administração Pública, Gestão de Políticas Públicas e Ciências do Estado.

Desde 2002, o encontro destaca-se por reunir estudantes, professores, pesquisadores e profissionais comprometidos com a construção de um setor público cada vez mais profissionalizado, eficiente, efetivo e democrático.

A proposta do ENECAP — que reúne desde 2002 estudantes e profissionais interessados em construir um setor público mais profissionalizado, eficiente, efetivo e democrático — é criar novos espaços de troca de conhecimentos, nos quais os atores discutam ideias e propostas para um setor público mais eficiente.

O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ao ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que trata, entre outros aspectos, do fortalecimento do Estado de Direito e da governança nacionais.

“O PNUD acha importante acompanhar o debate e contribuir nas discussões sobre administração pública, especialmente de jovens estudantes que, um dia, poderão assumir papéis-chave na condução das políticas públicas do país”, disse o coordenador de comunicação do PNUD, Luciano Milhomem, presente no debate “Mídia e Política”.

“É necessário que jovens pensem a administração pública numa perspectiva nacional, levando em conta as especificidades regionais”, afirmou a oficial do PNUD Moema Freire, que participou da mesa debates “Segurança Pública e Políticas Penais”.

Para o coordenador geral do ENECAP, Matheus Assis, o PNUD é ator fundamental no apoio à implementação de políticas públicas e, por isso, sua participação no ENECAP contribuiu para fortalecer a proposta do evento e trazer mais credibilidade ao debate.

“O trabalho e as ações do PNUD demonstram um propósito parecido com o nosso, que é servir a população da melhor forma possível, melhorar a vida das pessoas e reduzir as desigualdades sociais”, afirmou.

Neste ano, o tema do evento foi “Arenas Públicas: Conexões e Espaços em Disputa”, que abordou a compreensão de um espaço onde vários pontos de vista são expressos na tentativa de solução para determinado problema, com a ideia de trazer os congressistas para o debate e mostrar à capital federal a alta qualidade dos estudantes e profissionais da área.

A programação foi construída com base em quatro eixos principais – Cidade, Política, Campo de Públicas, Conexões e Espaços em Disputa – e em espaços de apresentações artísticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support